Qual a importância de colocar o paciente no centro do cuidado?

Qual a importância de enxergar o paciente em tempo real e colocá-lo no centro dos cuidados?



A prestação de serviços domiciliares se destaca nas áreas da saúde, já que cuida do paciente em sua residência. Quando estamos falando de saúde o paciente se torna o foco do negócio.

No lar dele o cuidado é acompanhado de perto pelos seus familiares, aproximar as relações entre família e empresa é essencial para um cuidado efetivo e com evolução contínua.

Operadoras

Uma operadora de saúde é uma empresa que administra e comercializa plano de assistência à Saúde.

As Operadoras podem ser Autogestão, Cooperativa, Seguradoras, Medicina de grupo entre outras. E existem diferenças entre elas, por exemplo, no caso do seguro saúde, o beneficiário tem liberdade de escolha de médicos, hospitais e laboratórios, já no plano de saúde, os segurados têm o serviço de assistência médica prestado pelos profissionais e estabelecimentos credenciados pela operadora.

Exemplos: Unimed é uma cooperativa, Sul América é uma seguradora, Amil é medicina de grupo, Cassi é uma autogestão.

Hoje são mais de 700 Operadoras de planos de saúde no Brasil, com mais 47 milhões de beneficiários.

Processos


Assistência de alta qualidade, humanização e segurança é a missão do Grupo Life. Nossa equipe de enfermagem está em constante estudo das melhores técnicas e abordagens da área, visando sempre oferecer um serviço com alta qualidade, segurança e pontualidade.

Tanto que um dos principais diferencial da Life é o PIL – Protocolo Integralizado Life que se baseia em pesquisas científica contínuas, já que nossa esquipe está em constante estudo para modernizar e melhorar a assistência prestada.

Profissionais


A atenção com pessoas vem de dentro para fora.

” Prezamos muito pelos nossos colaboradores, cuidando com carinho e atenção, pois acreditamos que eles nos ajudam a espalhar os valores do Grupo Life para todos os pacientes e familiares.”

Acreditamos que o amor e carinho que a Life dá à seus colaboradores e prestadores de serviço seja refletido nos cuidados aos pacientes.


Família e Pacientes

A humanização dos processos significa estreitar relações entre família, cuidados e empresa, principalmente nesse momento difícil em que o paciente e família estão passando.

Segundo a Coordenadora Comercial do Grupo Life – Daniela Arruda dos Santos, “Quando família contrata ou solicita o home care, o paciente necessita ser atendido em sua própria casa. Isso gera conforto, privacidade e aumenta a satisfação do paciente, livrando-o de deslocamentos incômodos e rotinas estressantes no ambiente hospitalar.”

Ainda pontua Daniela que a participação e a cooperação dos familiares são fundamentais. A equipe de assistência vai treinar a família do paciente para auxiliá-lo em seu cotidiano e deve reservar um quarto arejado para o paciente e a equipe, mantendo as condições adequadas de higiene, além de um local específico para os materiais e medicamentos que devem ser seco e arejado, finaliza Arruda.

Gestão


Enxergar o paciente em tempo real é sinal de uma boa gestão. Com as ferramentas de monitoramento e acompanhamento dos cuidados e a evolução do paciente.

Por meio do sistemas da MadeLife fica mais fácil colocar o paciente no foco do cuidado, enxergando-o em tempo real, em qualquer lugar a qualquer hora.


Humanizar


Estreitar relações entre profissionais, família e paciente é essencial para melhorar a abordagem nos atendimentos. É muito importante que o profissional da saúde valorize e saiba lidar com o emocional do paciente e de sua família.

Entender que eles são o resultado de suas histórias vividas e que as dores tanto físicas quanto emocionais fazem parte do caminho para melhorar seu quadro clínico.

A humanização dos serviços domiciliares já se inicia pelo fato do paciente ser atendido no conforto de seu lar, ao lado de sua família


PIL – Protocolo Integralizado Life


PIL é uma sigla para Protocolo Integralizado Life, é um protocolo que é fruto de meses em pesquisas científicas contínuas, buscando as melhores abordagens com pacientes, em diferentes situações.

Esse estudo visa buscar continuamente pelas melhores técnicas e abordagens com pacientes e o desmame, palavra aqui que se refere à “melhora do quadro clínico”(em paciente de quadro paliativo), além da autonomia e autocuidado que são peças chaves quando falamos de PIL.

Fontes: ANS

Post anterior
Por que coletar pilhas e baterias?
Próximo post
Qual o impacto das Fake News na área da saúde?
Menu