Quais medidas tomamos para garantir a segurança dos pacientes?

A segurança quando falamos de saúde é uma prioridade. Aqui no Grupo Life adotamos muitas medidas para garanti-la.

A Atenção Domiciliar é uma modalidade de saúde onde o paciente recebe o cuidado em sua residência, promovendo a atenção necessária, visando o melhor para o paciente e sua família, proporcionando conforto, privacidade e aumento da satisfação, além de livrá-los de deslocamentos incômodos e rotinas estressantes do ambiente hospitalar. Para uma assistência de qualidade que busca reduzir eventos adversos e erros nas práticas, em primeiro lugar é necessário colocar o paciente no centro do cuidado, além de ter processos bem definidos, estreitando relações entre as partes envolvidas no processo e enxergar os resultados das metodologias e abordagens, pontos esses que são discutidos abaixo .

São evidentes o conforto e o apoio emocional que somente os familiares conseguem proporcionar ao paciente nesse momento difícil, a família é o principal diferencial que a Atenção Domiciliar carrega, já que ela tem um papel fundamental e imprescindível na busca pela regulamentação dos serviços, para então assegurar a continuidade da assistência e a qualidade dos processos.

A participação e cooperação da família são fundamentais, já que a equipe de assistência vai treinar os familiares do paciente para auxiliá-lo em seu cotidiano.

Colocar o paciente no centro do cuidado é um fator imprescindível para a segurança, todas as ações são tomadas pensando em como vão refletir nele. A voz do paciente e de sua família também são levadas e muito em consideração.  

Um atendimento focado no paciente e em sua família proporciona uma melhor experiência durante o cuidado, já que a busca é por melhores performances nos indicadores de qualidade. Para isso é necessário que a família ou o paciente sejam ouvidos, e que suas necessidades e preferências sejam entendidas.

Falando em experiência do paciente podemos pontuar o conceito de Saúde Baseada em Valor, onde tudo é impulsionado por dados, os profissionais reportam as métricas específicas e precisam demonstrar melhorias, tanto em termos clínicos, quanto na experiência do usuário. Com isso fica muito mais fácil estreitar as relações entre família, profissionais e empresa, essa ação é chamada de Humanização da marca, onde a empresa estabelece uma relação entre essas partes, que estão envolvidas no cuidado, assim agilizando a comunicação entre elas.

Para acompanhar esses dados em tempo real podemos utilizar da tecnologia, hoje com os avanças da área dispomos de sistemas que nos auxiliam a captar, analisar e mensurar os dados sobre o monitoramento e a evolução dos pacientes, com o Monitoramento Remoto é possível realizar com maior agilidade as métricas dos cuidados, proporcionado assim um atendimento mais satisfatório e seguro.

A gestão da qualidade também pode ser considerada uma ferramenta estratégica quando o assunto é a melhoria contínua e a garantia de atendimentos de requisitos dos clientes.

Esse componente busca pela satisfação do paciente e familiares, garantindo a conformidade dos serviços e produtos com requisitos pré-estabelecidos pelos clientes. A gestão da qualidade acarreta diversos benefícios, como melhoria da produtividade, otimização de processos e do lead-time, auxilio no melhor gerenciamento de recursos, maior controle, maior rastreabilidade, gestão mais ampla dos serviços prestados, melhoria no ambiente organizacional, melhoria na gestão empresarial como um todo e principalmente na segurança do paciente.

A qualidade está 100% do tempo formalizando, documentando, padronizando os processos, procedimentos e responsabilidades, assim ela está garantindo a integridade dos processos, ou seja, se as ações realizadas estão seguindo os protocolos corretos. A tecnologia é uma aliada nesse monitoramento, assim o setor pode acompanhar em tempo real a abordagem dos atendimentos.

Um alto padrão de qualidade é alcançado quando uma empresa segue normas e requisitos que são reconhecidas internacionalmente, esses que são compiladas em um manual publicado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

A ONA é uma instituição reguladora, que é responsável pelas determinações dos padrões estabelecidos, requisitos e normas, esses que deverão ser atendidos pelas organizações prestadoras de serviços de saúde, para que a acreditação seja adquirida. A qualidade é o setor que gerencia, monitora e controla o atendimento dessas diretrizes dentro da organização.

Por meio da gestão da qualidade e da acreditação os colaboradores seguem processos bem definidos, e conseguem desempenhar suas atividades com maior excelência e segurança, construindo uma visão sistêmica de toda a empresa e entendem plenamente os processos. Outro ponto é que esses componentes (acreditação e qualidade) garantem é a integridade dos procedimentos, já que exigem a documentação e a padronização dos deles.

Fonte: ANAHP, ONA.

 

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