Por que a experiência do paciente é tão importante?

Mês de janeiro no Grupo Life é o mês de falar sobre o foco da assistência Home Care, os pacientes. Na matéria de hoje vamos realizar uma analise dos processos da atenção domiciliar e o protagonismo da família e do paciente.”

Índice interativo

No modelo da assistência Home Care é essencial que tenhamos o paciente como protagonista do cuidado. Enxergando suas dores e necessidades. Para assim oferecer o que há de melhor pensando em sua experiência enquanto usuário da assistência.

Protagonistas da assistência 

“O paciente e sua família são os protagonistas do cuidado. Neste título vamos pautar sobre suas posições e importâncias dentro do cuidado Home Care”

Paciente

Acima de tudo o paciente é a pessoa que necessita de cuidados especiais e amparo, seja por um período curto, médio ou longo. Ele se encontra em um momento de fragilidade e necessita de um cuidado individualizado, já que cada um enfrenta uma situação de forma particular.

Primeiro de tudo temos que entender sobre o termo. A definição base encontrada em sites de pesquisa aponta o paciente como um cliente que está sendo cuidado por um profissional da saúde. Indo mais à fundo é possível saber que esse termo é usado desde o século XIV (14) e está relacionado com a pessoa que tem paciência, sereno, conformado. Em outras palavras, um indivíduo passivo à qualquer atuação, não podendo trazer à diante suas opiniões.

No entanto aqui na Life esse termo não segue o significado acima (popular). Visto que para nós o paciente é primeiro de tudo um usuário dos serviços prestados. Ou seja, ele tem poder de escolha, devendo ouvir e considerar suas decisões e vontades.

“Acompanhe o título abaixo e entenda melhor sobre a voz da família, outra que deve ser levada em consideração .”

Família

A família é nossa base, nosso refúgio para muitos momentos. Para os pacientes em especial estar entre familiares é muito benéfico. Já que eles garantem interações sociais, vínculos, respeito e segurança. Levar saúde até uma residência, não oferece somente maior segurança, mas também maior qualidade ou mais facilidades para todos. De modo que o principal ponto é levar saúde até um lar, garantindo que o paciente esteja ao lado de quem ele mais ama, sua família.

Por isso que eles[familiares] são um dos grandes diferenciais do Home Care, fazendo com que o segmento seja tão prestigiado. Os familiares têm uma função fundamental e indispensável na busca pela regulamentação dos serviços, para então assegurar a continuidade da assistência e a qualidade dos processos. Além do papel que só eles conseguem dar, o conforto e apoio emocional ao paciente nesse momento difícil.

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Centro do cuidado

“Colocar o paciente e seus familiares no foco do Cuidado Home Care envolve bastantes pontos como, a comunicação, o envolvimento e uma visão clara (do paciente). Neste título esses e outros aspectos serão desenvolvidos ”

Colocar os usuários no foco da assistência, significa que há um alto envolvimento do paciente (se possível) e seus familiares. Para que assim a equipe multidisciplinar e empresa de Home Care façam um trabalho colaborativo, com um alto fluxo de informação, acessibilidade aos resultados e comunicação integral. Isso tudo é resumido em um termo, comunicação mútua. Consequentemente tornando a comunicação entre os familiares do paciente e a empresa mais fácil e rápida. Assim as dores e necessidades da família são medicadas de forma ágil.

Como vimos no parágrafo acima a comunicação entre família, empresa e equipe é essencial. E essa proximidade entre as partes que envolvem o cuidado tem nome, se chama humanização.

A humanização é quando você estreita as relações entre família e empresa. Criando um vínculo e instaurando respeito, deixando a relação mais humana entre as partes envolvidas no cuidado.

Enxergar o paciente

“Por meio de tecnologias é possível acompanhar resultados e evoluções em tempo real. Abaixo vamos pontuar a importância de enxergar os indicadores.”

Com os avanços da tecnologia hoje por meio de relatórios digitais é possível acompanhar os processos que estão sendo realizados na casa do paciente. De modo que fica fácil de acompanhar as métricas e indicadores de qualidade. Portanto garantindo a documentação, padronização e integridade dos processos, agregando uma maior segurança e qualidade para a assistência.

Primeiro de tudo temos que lhes apresentar as métricas. Elas são mecanismos que possibilitam a coleta de dados sobre o desempenho de um processo, a nível operacional, clínico e financeiro. Em outras palavras, são informações importantes que são analisadas e após isso saber se(?) ou onde(?) é necessário implementar práticas fundamentais para o sucesso do atendimento.

“Mas por que é tão importante acompanhar esses resultados de perto?”

Porque analisar as performances é essencial para tomar decisões na abordagem com o paciente. Além de buscar uma melhoria contínua na qualidade dos processos, garantindo uma maior segurança e o melhor para o paciente e sua família.

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Conclusão

Conclui-se que acima de tudo o paciente e sua família são usuários dos serviços prestados. Ou seja, eles têm poder de escolha e voz, e suas decisões e vontades devem ser consideradas. Por isso que estreitar as relações e unir a família empresa à família do paciente é essencial para garantir uma boa experiência aos usuários nesse momento de fragilidade.


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