Pedalar, conheça os benefícios do esporte que está ganhando o coração dos brasileiros

No momento de pandemia que hoje vivemos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda como meio de locomoção a caminhada e andar de bicicleta, sugerindo que sempre que possível optar pela bike ou andar. O esporte como meio de locomoção proporciona o distanciamento física, evitando aglomerações em ônibus, taxis, carros de aplicativos de transporte.

Deixar o sedentarismo de lado e passar a praticar um exercício auxilia o corpo e mente, reduzindo os índices de colesterol, melhoria na respiração, redução de estresse, entre muitos outros benefícios que vamos abordar abaixo no texto.

Pedalar vai turbinar sua atividade cerebral, seus realcionamentos interpessoais, sua saúde e humor.

“Sabia que dar uma pedalada durante o dia vai ajudar a ter uma noite de sono melhor?”

Em grandes cidades as pessoas gastam muito de seu tempo no trânsito. Segundo a Pesquisa de Mobilidade Urbana na Cidade realizada pelo Ibope Inteligência, o paulistano gasta, em média duas (2) horas e quarenta e três (43) minutos por dia para fazer todos os deslocamentos que precisa na cidade de São Paulo, em 2018. Logo, pedalar para chegar até o trabalho pode ser mais rápido e barato.

Praticar exercícios ao ar livre traz grandes benefícios para a pele, já que com o aumento da circulação sanguínea que o ciclismo proporciona a entrega de oxigênio e nutrientes até as células da pele fica mais eficiente, além de promover uma maior eliminação das toxinas prejudiciais.

“Mas não se esqueça de tomar os devidos cuidados com os raios solares, escolha horários com o sol mais ameno, como antes da nove (9) horas, depois das dezesseis (16) horas, e use sempre protetor solar.”

É idiscutível que mexer o corpo fortalece tanto a massa muscular quanto a cinzenta. Sabemos hoje que a atividade física além de aperfeiçoar os músculos, também melhora o funcionamento do cérebro, as células nervosas assim como os músculos espalhados pelo resto do nosso corpo, ganham vigor ao serem estimuladas. É recomendado que evitar o excesso de sedentarismo, e o “pedal” é uma excelente opção.

Além de contribuir para saúde e bem estar das pessoas, as bicicletas ajudam muitíssimo o meio ambiente, o ciclismo faz parte de um grupo de práticas que colaboram para a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais, nesse contexto podemos pontuar a sua principal vantagem, a redução dos níveis de CO2.

“Quer algo melhor que uma prática que garante sua qualidade de vida, e ajuda o planeta?”

Hoje em dia a mobilidade urbana carrega muitos problemas que estão interiamente relacionados com o meio ambiente. Veículos automotores ainda caminham na contramão da sustentabilidade, sendo uma fonte de emissão de gás carbônico, contribuindo cada vez mais para danos no planeta. Hoje é bem claro que a mobilidade urbana não é a única culpada pela poluição do ar, a atividade industrial tem grande parte nessa culpa.

Ao colocar o ciclismo na sua rotina você vai estará evistando vários problemas de saúde ligadas ao sedentarismo, já que em um corpo saudável as células do sistema imunológico são mais ativas, sendo assim  prontas para combater infecções.

“Sabendo de tudo isso agora, achamos que você já está na hora de mexer esse esqueleto, andando de bike, correndo, dançando, jogando bola, praticando volei, ou algo que te faça bem, de forma física e mental.”

Fonte: Blog – Bike Registrada, G1, MXbikes – Blog, Bike aos Pedaços, Veja Saúde, OnMobih,

 

Post anterior
Como a área da saúde lida com a longevidade?
Próximo post
Grupo Life é uma empresa que prioriza a segurança
Menu