O planeta toma medidas para conter o avanço da covid-19

Governos de todo o planeta estão adotando ações para diminuir o avanço da covid-19, hoje nessa matéria vamos abordar as medidas tomadas pelo governo brasileiro, além de salientar algumas soluções na área da saúde já antigas, mas que com o avanço do novo coronavírus vêm ganhando notoriedade.

Governos de todo o planeta estão adotando ações para diminuir o avanço da covid-19, hoje nessa matéria vamos abordar as medidas tomadas pelo governo brasileiro, além de salientar algumas soluções na área da saúde já antigas, mas que com o avanço do novo coronavírus vêm ganhando notoriedade.

Saúde

O Ministério da Saúde disponibiliza um painel em que é comunicado a situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil, informações sobre óbitos e índice de letalidade estão disponíveis. O quadro é atualizado por meio de dados fornecidos pelo Ministério da Saúde enviados pelas Secretarias Estaduais de Saúde das vinte e sete (27) Unidades Federativas brasileiras. Essa solução contribui na avaliação dos níveis de saúde da população, prestando-se para comparações nacionais e internacionais.

Acompanhe o painel na integra: https://covid.saude.gov.br/

O ministério da saúde também fornece informações confiáveis em seu site, contendo notícias sobre a doença, sintomas, métodos de prevenção, e muito mais. Uma das medidas também tomadas foi a disponibilização de um número de WhatsApp para envio de mensagens, com o respaldo técnico de equipes especializadas, visando a diminuição da desinformação. O projeto Saúde Sem Fake News recebe conteúdos suspeitos pelo número de WhatsApp (61) 99289-4640 , checando a veracidade das informações.

Campanhas e Informações

O Governo Federal está promovendo campanhas com intenção de informar a população. O projeto Brasil Acolhedor é fruto da união entre o governo e a sociedade civil, visando promover ações de apoio à população vulnerável diante do enfrentamento ao coronavírus, por meio do fortalecimento de instituições sem fins lucrativos que atuam com trabalho voluntário na sociedade. Envolvendo doações de cestas básicas, itens de higiene e outras doações de materiais poderão ser realizadas diretamente para organizações que são pontos de recebimento.

No site oficial do Governo Federal é disponibilizado notícias para que a população acompanhe os últimos acontecimentos, como ações tomadas para combater a pandemia. As informações são atualizadas com base nas ações diárias no enfrentamento contra a doença, adotadas pelos órgãos e entidades do governo.

As inovações tecnológicas são aliadas quando o assunto é diminuir o avanço da covid-19. Com as modernizações da área podemos promover saúde ao paciente de forma mais segura.

Um exemplo notório é o uso da Telesaúde. Esse é um método avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. O avanço da pandemia do novo coronavírus fez o Brasil dar um passo importante na modernização de consultórios, clínicas e hospitais, com isso o atendimento remoto de pacientes através da telemedicina foi liberado em caráter temporário e excepcional pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A pandemia fez o país dar um passo importante, assim possibilitando que médicos possam manter os atendimentos e consultas normalmente durante o período de distanciamento social.

No Brasil, especialmente no interior a telemedicina pode ajudar no acompanhamento dos pacientes que sofrem com a falta de médicos. Além dela, outras tecnologias também vêm ganhando destaque durante esse período da pandemia, essas vão desde simples aplicativos de celular à drones pedindo à população para ficarem em casa. Mas esses são temas a serem discutidos futuramente aqui em nosso blog.

A Atenção Domiciliar é uma pauta já antiga, mas com a pandemia do novo coronavírus vem sendo considerada inovadora. Essa área da saúde é responsável por levar cuidados até a casa de um paciente, em um atendimento pontual ou quando se trata do cuidado paliativo. 

Essa modalidade está pronta para oferecer uma estrutura hospitalar no lar do paciente, dando todo conforto necessário. Deixando-o junto de quem ela mais ama, seus familiares. A família é quem traz o grande diferencial da modalidade, já que promove um papel imprescindível na busca pela regulamentação e qualidade dos serviços. É também evidente o conforto e apoio emocional que somente eles conseguem proporcionar.

Além de atender o paciente ao lado de quem ele mais ama, a atenção domiciliar elimina riscos, e garante maior segurança para família, paciente e profissionais. Levando saúde até uma residência estamos eliminando as IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), conhecidas como Infecções Hospitalares. Os riscos de contaminações externas são os principais a diminuir, já que você leva saúde até o paciente, em vez de obrigá-lo a se deslocar, assim diminuindo o contato com o vírus, bactérias e exposição prolongado à poluição.

Estar ao lado da família garante uma maior qualidade dos cuidados, já que ela está inteiramente envolvida nos processos e decisões, além de realizarem tarefas como limpeza doméstica, troca de fraldas, auxílio no banho e na alimentação.

Quando atendemos o paciente em domicílio podemos promover com mais facilidade a Alta Qualificada, fazendo com que pacientes não paliativos passem a ter condições mais independentes, aumentando sua qualidade de vida.

Quando há uma suspeita de covid-19, h1n1 ou dengue o mais indicado é que você fique em casa, já que ao visitar os centros de saúde você está oferecendo risco para você, os profissionais e outros paciente. Atendimentos domiciliares são uma ótima opção nesses casos, já que uma equipe vai até sua residência, levando saúde até você, eliminando deslocamento e riscos de contaminação.

Fonte: Ministério da Saúde, Gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Post anterior
Outubro Rosa – Saúde da Mulher é algo para ser abordado todos os dias
Próximo post
Crianças são o futuro, devemos cuidar de sua saúde.
Menu