Novembro Azul, é mês de conscientização

Este é um mês onde todo o planeta se volta para falar sobre prevenção e conscientização, o Novembro Azul é um evento que mobiliza pessoas de todos os cantos do planeta, voltando sua atenção para um problema que é considerado a segunda principal causa de morte por câncer em homens, cada 41 homens, pelo menos um morrerá de câncer de próstata.

Primeiro de tudo precisamos entender o que é a próstata, já que muitos homens ainda hoje não sabem que possuem-na. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, a uretra, o canal onde a leva a urina para fora do corpo, passa em seu interior.

                                                                                      Ilusração original: Erika Onodera/SAÚDE é Vitalt

Ela é responsável por fabricar o líquido prostático e ao longo da vida do homem ela vai crescendo, em um adulto possui o tamanho de uma noz.

Esse tal líquido prostático é uma substância que se mistura com o líquido seminal, que vem das vesículas seminais. Essas substâncias juntas são responsáveis por nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides. Esses que são produzidos nos testículos e chegam à próstata pelo canal deferente.

O câncer de próstata tem um desenvolvimento lento e assintomático, ele se instaura em qualquer área da glândula, à medida que cresce vai ocupando todos os lobos. Na sua fase mais avançada ele invade a cápsula da próstata, essa que reveste o órgão, após isso invadindo os tecidos em volta. Alguns sintomas como dificuldade para urinar, ardor, presença de sangue na urina e no esperma, surgem quando os tumores são mais volumosos. Com o tempo as células malignas atingem os linfonodos da região, assim caindo na corrente sanguínea e se espalhando para outros órgãos, atingindo principalmente ossos. Existem vários tipos de câncer de próstata, o mais comum é o adenocarcinoma, ele é responsável por 95% dos casos, agora os outros 5% são tipos mais raros de câncer de próstata, como os carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas.

Se o câncer for identificado precocemente há 95% de chance do homem se recuperar da doença. Para isso é necessário realizar consultas anuais com o urologista, para realizar os exames de rotina, sendo eles a dosagem do PSA, e o exame de toque.

O PSA é uma proteína produzida exclusivamente pela próstata, que por meio de uma pequena amostra de sangue será avaliada, assim o médico pode analisar alterações nos resultados. Já o exame de toque é uma avaliação de alterações da glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos. Esse procedimento deve ser feito por um urologista. Segundo a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres.

Existem variadas opções de tratamento para o câncer, o médico vai discutir com o paciente todas e analisar qual será a melhor abordagem, levando em consideração os benefícios de cada tratamento, o estágio da doença e outros fatores.

Esse é um mês que serve de alerta e conscientização para homens, mulheres, maridos, esposas, avós, filhos, amigos e familiares. Mostrando que o homem de verdade é aquele que se previne de uma doença de fácil tratamento quando é descoberta precocemente, além de tudo coloca todos para pensarem que, com uma consulta simples e de fácil acesso, o homem da vida de alguém, o pai de uma família, o avô do seu filho ou o seu colega, pode viver e envelhecer com qualidade e saúde.

O Novembro Azul não vem somente para alertar sobre o câncer de próstata, mas para mostrar o que é a próstata, para que ela serva, e porque deve ser valorizada. Outras doenças que acometem ela são a Hiperplasia Prostática Benigna e as Prostatites.

Na Hiperplasia Prostática Benigna há um crescimento nodular de algum dos lobos da próstata, assim comprimindo uretra, favorecendo o surgimento de infeções e cálculos renais, além de causar desconforto e dificuldade ao urinar. Já as Prostatites são inflamações na próstata, resultando em febre, dor perineal (região que forma um losango imaginário, que envolve o pênis [nos homens] ou a vagina [nas mulheres] e o ânus, entre as pernas) e dificuldade ao urinar.

Previna – se, procure um médico e faça o acompanhamento.

Fonte: Instituto Oncologia, Veja Saúde, Estadão, Biologia Net, SBU, Hospital Sírio Libanês.

 

 

Post anterior
Quais medidas tomamos para garantir a segurança dos pacientes?
Próximo post
Como a área da saúde lida com a longevidade?
Menu