Gestão da qualidade, o caminho para a excelência nos serviços

A gestão da qualidade pode ser considerada uma ferramenta estratégica que a partir de uma visão sistêmica dos processos possibilitando a melhoria contínua e a garantia de atendimentos de requisitos dos clientes.

Para abordar esse assunto conversa conosco hoje a Assistente de Qualidade do Grupo Life – Nathany Hermes. Um dos principais motivos para um setor da qualidade ser implementado é garantir total satisfação do cliente. “Para atender nossos clientes e pacientes é necessário formalizar, documentar, padronizar processos, procedimentos e responsabilidades. Assim, é possível coordenar e direcionar atividades que promovam a melhoria contínua.” Diz Nathany. Na área da saúde assegurar a qualidade dos processos e procedimentos é fundamental.

Assim, conseguimos realizar melhorias na assistência dos pacientes, maior controle, rastreabilidade e gestão do cuidado dos pacientes, possibilitando uma maior segurança para os pacientes.

Atualmente o setor de gestão da qualidade em uma empresa é responsável por garantir a conformidade dos seus serviços e produtos com requisitos pré-estabelecidos pelos seus clientes. Ter um setor de qualidade em sua empresa pode acarretar diversos benefícios, como melhoria da produtividade, otimização de processos e do lead-time, auxilio no melhor gerenciamento de recursos, maior controle, rastreabilidade, segurança, gestão dos serviços prestados, melhoria no ambiente organizacional e melhoria na gestão empresarial como um todo.

Se seu negócio busca pela promoção da qualidade e segurança da assistência prestada provavelmente vai precisar de uma acreditação. “A acreditação é uma certificação para instituições prestadoras de serviços de saúde, ela é alcançada quando a organização atende à requisitos e normas pré-estabelecidas, que buscando a promoção da qualidade e segurança do paciente.” Completa a Assistente de Qualidade. Para ser acreditada, a organização deve atender aos padrões da instituição reguladora.

A ONA é a Organização Nacional de Acreditação. Ela é a instituição reguladora, que é responsável pelas determinações dos padrões estabelecidos de requisitos e normas que deverão ser atendidas pelas organizações prestadoras de serviços de saúde, para alcançar a acreditação.

Todas as normas e requisitos são reconhecidas internacionalmente e são compiladas em um manual publicado pela ONA a cada quatro (4) anos. Nathany pontua: “As vantagens de ser uma instituição acreditada são várias, mas vamos pontuar somente as principais como; maior segurança para o paciente, melhoria contínua dos processos, diferencial competitivo para a empresa, gestão realizada por processos, visão sistêmica dos colaboradores, e muitos outros.”

Para alcançar a acreditação, é necessário atender os requisitos e normas que são impostas, setor que gerencia, monitora e controla esse atendimento de requisitos dentro da organização é o de gestão da qualidade. Assim, considerando que uma instituição acreditada (principalmente em nível de excelência), contribui para a instauração de uma cultura de melhoria contínua dos processos e aumento da qualidade e segurança da prestação de serviços, os recursos humanos, ou seja, os colaboradores, são os principais recursos para que isso aconteça.

“Através da qualidade e da acreditação, os colaboradores possuem processos bem definidos para serem executados e conseguem desempenhar suas atividades com maior qualidade e segurança, constroem uma visão holística de toda a empresa e entendem plenamente os processos, ou seja, sentem – se parte do processo, além de contribuir para o desenvolvimento e melhoria contínua de procedimentos e responsabilidades já existentes e para sugestão de novos.” Finaliza Hermes.

Entendemos por fim que gestão de qualidade, além dos inúmeros benefícios citados, promove transparência e segurança a todos os envolvidos.

 

 

 

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