Doença misteriosa na Índia acende um alerta mundial

Uma suposta doença assustou a saúde mundial no desenlace de 2020. Na matéria de hoje vamos analisar a tensão ocorrida na Índia, onde a população passou a apresentar sintomas e reações adversas, alertando o mundo.

Índice interativo

Introdução

Uma “doença” misteriosa assustou a população da Índia no final de 2020. Ela hospitalizou 600 pessoas e causou uma morte na cidade de Eluru, no estado de Andhra Pradesh, cerca de 1.400 quilômetros da capital, Nova Delhi.

Os doentes foram internados se queixando de náuseas, apresentando convulsões e desmaios. Essa notícia em tempos de covid  foi um estopim para especulações sobre uma possível mutação do vírus. Acendendo um alerta mundial.

Felizmente dias após o problema ser identificado as autoridades indianas identificaram que não se trata de nenhum vírus, bactéria ou fungo.

Do que se trata essa suposta doença?

Muitas teorias surgiram para explicar essa suposta doença. Testes foram feitos com os pacientes, nenhum constou para o vírus da Covid-19 nem para outras doenças virais como dengue, chikungunya ou herpes. Assim foi descartada a presença de novos patógenos.

Após exames laboratoriais foi constado uma contaminação por alto nível de níquel e chumbo no sangue dos pacientes. O AIIMS (Institutos de Ciências Médicas da Índia)* aponta que essa alta concentração de níquel foi encontrada em amostras de leite. O órgão [AIIMS] e outras institutos indianas de pesquisa confirmaram em 16/12/20 (Terça-feira), que a presença de níquel está relacionada à ingestão de pesticidas que contaminaram o alimento. A hipótese de que o gado tenha sido infectado por resíduos do metal na grama ou em outros alimentos que consomem é a mais aceita.

O NIN (Instituto Nacional de Nutrição)* apontou a presença do níquel em outros alimentos como, carne, frango, peixe, camarão e vegetais. Já a presença do jumbo, é um mistério para as autoridades Indianas, pois os órgãos responsáveis pela investigação dizem não ter identificado sua origem.

Desde o momento dessa matéria as autoridades indianas não notificaram nenhum novo caso.


Notas & Fontes

AIIMS: India Institute of Medical Sciences São um grupo de faculdades médicas públicas autônomas de ensino superior da Índia.

NIN: National Institute of Nutrition – É um centro de pesquisa em saúde pública, nutrição e tradução da Índia.  Ele é um dos centros de pesquisa mais antigos do pais.

CNN Brasil – Índia encontra causa da ‘doença misteriosa’ que atingiu mais de 600 pessoas [acesso: 23/12/20. às 09:47]

Gazeta do Povo – Doença misteriosa deixa centenas de hospitalizados na Índia [acesso: 23/12/20, às 10:11]

BBC News Brasil – A doença misteriosa que deixou centenas hospitalizados no sul da Índia [acesso: 23/12/20, às 10:30]

 

O texto acima foi redigido em dezembro de 2020. Por isso indicamos que faça uma pesquisa sobre o tema, logo obterá informações mais apuradas e atualizadas!!!

Voltar ao Índice

 

Post anterior
Movimento Antivacina coloca nações em risco
Próximo post
Pandemias e epidemias que marcaram a história
Menu