A importância da vacina em tempos de Covid-19

De maneira a resguardar a população de doenças que possam impactar o sistema imunológico, a vacinação é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos e bacterianos.

Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o Coronavírus.

A influenza ou gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, altamente contagiosa e que afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Ocorre durante todo o ano em nosso país, sendo mais comum no outono e no inverno quando as temperaturas abaixam e as pessoas tendem a ficar por mais tempo em ambientes fechados o que favorece a transmissão viral.

A vacina contra a gripe não protege contra o Coronavírus. Mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.

Necessária para o controle e contenção de doenças graves, a vacinação é um direito fundamental social e que está previsto na Constituição Federal.

Pensando na questão de UPAs, hospitais e Santas Casas, estudos demonstram que a vacina reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença.

Além disso, em tempos de Coronavírus, este processo será fundamental para uma diferenciação entre as doenças e também resguarda os portadores de doenças respiratórias, grupo de risco para o Covid-19.

Fontes: Sanar Med, Microbiologia Cangussu, A. C. Camargo.

 

Post anterior
Grupo Life adota medidas internas de prevenção ao covid-19
Próximo post
Como melhorar sua alimentação e garantir uma boa imunidade?
Menu